PGS Brasil

O papel da tecnologia no ensino bilíngue 

A tecnologia no ensino bilíngue é uma ferramenta crucial no mundo educacional contemporâneo.

Com o avanço das inovações tecnológicas, aprimorar a aprendizagem de idiomas tornou-se mais acessível e eficaz do que nunca.

Neste texto, você vai poder saber um pouco mais sobre essa relação poderosa e como ela pode transformar o aprendizado dos estudantes.

Onward!

Tecnologia a serviço da educação:
o ensino híbrido

A pandemia acelerou a transição para algo que já vinha sendo ensaiado: o ensino híbrido.

Graças à tecnologia e ferramentas que são disponibilizadas aos estudantes, como as que utilizamos em nosso programa de ensino, o ensino bilíngue vai muito além da sala de aula.

E esse formato é necessário, já que a sala de aula e o estudo em casa são forças que se complementam.

A parte aplicada em sala favorece a prática da fala e a interação entre os estudantes.

Enquanto isso, o momento de estudo dos alunos em casa, por meio das plataformas digitais oferecidas, permite que eles aprendam no seu ritmo e adaptem o processo de aprendizagem às suas necessidades individuais.

Tecnologia no ensino bilíngue:
ferramentas e apps

A tecnologia no ensino bilíngue tem se revelado uma aliada valiosa para enriquecer a jornada educacional.

Diversas ferramentas tecnológicas estão disponíveis para reforçar habilidades linguísticas e acadêmicas de maneira envolvente e eficaz!

Considerando a vivência que vai além das paredes da escola, alunos bilíngues podem contar com aplicativos que contribuem para a fixação, memorização e aprendizagem autônoma de idiomas.

Para estudantes que procuram um nível maior de rigor acadêmico, aplicativos e plataformas como o FluentU, Busuu e Cultural Bytes podem ser um suporte.

O primeiro utiliza vídeos autênticos, como trailers de filmes, notícias e músicas, para ensinar vocabulário e gramática em contextos do mundo real.

No caso do Busuu, a interação é direta com falantes nativos, além de lições que cobrem gramática, vocabulário e habilidades práticas, além da questão linguística.

O Cultural Bytes, por sua vez, é uma plataforma que fornece recursos educacionais interativos e culturalmente relevantes para o ensino de línguas. Afinal, a experiência multicultural é inseparável do legítimo ensino bilíngue.

A tecnologia no ensino bilíngue está transformando a forma como aprendemos, tornando o processo educacional mais dinâmico e acessível.

A variedade de aplicativos e plataformas disponíveis abre portas para uma aprendizagem mais personalizada e eficaz.

Inteligência artificial & Machine Learning

A integração da inteligência artificial (IA) e do machine learning está transformando a tecnologia no ensino bilíngue. Essa tecnologia acelera a identificação de metodologias de ensino mais eficazes de maneira ágil!

A IA vai além da compreensão de como os alunos absorvem o conteúdo, permitindo a análise das necessidades individuais de cada um focando em pontos fortes e superando fraquezas.

Além disso, a IA oferece feedback imediato e sugestões de melhoria, acelerando o progresso dos alunos.

Ao incorporar a inteligência artificial e o machine learning no ensino bilíngue, se cria um ambiente educacional mais adaptável, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecida e eficaz para todos os alunos.

PGS e a tecnologia no ensino bilíngue

Para ofertar um ensino bilíngue de excelência, o PGS está sempre caminhando de mãos dadas com a tecnologia.

Ela se faz presente desde as nossas ações cotidianas até as soluções desenvolvidas pelos próprios alunos, a exemplo da robótica e programação.

A formação docente também faz parte dessa relação estreita entre o PGS e a tecnologia no ensino bilíngue.

Por meio do PGS Academy, oferecemos mais de 40 horas de capacitações online, para professores de todo o Brasil. Profissionais que chegarão às salas de aula com uma bagagem ainda maior para transmitir!

Acompanhe a gente também pelo Instagram, para ficar por dentro das novidades.

Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *