PGS Brasil

Como cultivar a fluência em ambientes bilíngues? 

A fluência em um segundo idioma é uma habilidade cada vez mais valorizada no mundo atual, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Mas como desenvolver essa competência de forma efetiva e duradoura? Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas práticas de como cultivar a fluência em ambientes bilíngues, tanto para alunos quanto para professores. 

Imersão Linguística 

Uma das formas mais eficientes de aprender um idioma é se imergir nele, ou seja, se expor ao máximo à língua alvo, seja por meio de interações cotidianas, leitura, ou mídia na língua. A imersão linguística permite que o aprendiz entre em contato com diferentes contextos, situações e registros da língua, ampliando sua compreensão e expressão oral e escrita. 

Uma das vantagens dos ambientes bilíngues é que eles proporcionam essa imersão de forma natural e integrada ao currículo escolar, fazendo com que o aluno aprenda o idioma de forma significativa e contextualizada.  

No PGS, um programa bilíngue voltado para a educação básica, os alunos têm a oportunidade de imergir no inglês desde o ensino infantil até o ensino médio, com aulas dinâmicas e interativas que estimulam o uso da língua em diferentes situações. 

Prática Regular 

Outra dica essencial para desenvolver a fluência em um idioma é praticá-lo regularmente, ou seja, estabelecer uma rotina de estudo consistente e frequente, que permita revisar e consolidar o que foi aprendido. A prática regular ajuda a manter o contato com o idioma, evitando o esquecimento e a perda de confiança. 

Para isso, é importante que o aluno tenha um plano de estudo que atenda às suas necessidades, objetivos e interesses, e que inclua atividades variadas, como exercícios, jogos, testes, leituras, etc.  

O ideal é que o aluno dedique pelo menos 15 minutos por dia ao estudo do idioma, e que busque aproveitar as oportunidades de aprendizagem que surgem no seu dia a dia, como conversar com um amigo, assistir a um vídeo, ouvir uma música, etc. 

No PGS, os alunos contam com materiais didáticos de qualidade, que abordam temas relevantes e atuais, e que são adequados ao seu nível de proficiência.  

Conversação Ativa 

Uma das habilidades mais importantes para a fluência em um idioma é a conversação, ou seja, a capacidade de se comunicar de forma clara, precisa e fluente com outras pessoas.  

Para desenvolver essa habilidade, é preciso praticar a conversação ativa, ou seja, participar de diálogos reais e autênticos, que envolvam troca de informações, opiniões e sentimentos. 

Para isso, é recomendável que o aluno participe de grupos de conversação, que podem ser presenciais ou online, e que reúnam pessoas com interesses e níveis de proficiência similares. Esses grupos permitem que o aluno pratique o idioma em diferentes situações, amplie seu vocabulário, melhore sua pronúncia e entonação, e desenvolva sua confiança e segurança. 

Outra forma de praticar a conversação ativa é conversar com falantes nativos ou fluentes do idioma, que podem oferecer uma perspectiva diferente e enriquecedora, além de corrigir eventuais erros e fornecer dicas e feedback. O aluno pode encontrar esses interlocutores em plataformas online, redes sociais, aplicativos de idiomas, etc. 

Uma terceira opção é praticar a conversação com colegas de classe, amigos ou familiares que também estejam aprendendo o idioma, ou que já tenham um bom domínio dele. Essa prática permite que o aluno se sinta mais à vontade para se expressar, trocar experiências, tirar dúvidas, e se divertir com o idioma. 

Ampliação do Vocabulário 

Um dos fatores que influenciam a fluência em um idioma é o vocabulário, ou seja, o conjunto de palavras que o falante conhece e utiliza. Quanto maior e mais variado for o vocabulário, maior será a capacidade de compreender e se expressar no idioma.  

Por isso, é fundamental que o aluno busque ampliar o seu vocabulário de forma contínua e sistemática, aprendendo novas palavras e revisando as que já sabe. 

Para isso, existem alguns métodos eficazes, como a utilização de aplicativos de idiomas, que oferecem jogos, exercícios, testes, e outras formas de aprender e memorizar palavras. Outro método é o uso de flashcards, que são cartões com uma palavra em um lado e seu significado, tradução, ou imagem no outro, e que permitem que o aluno revise o vocabulário de forma rápida e fácil. 

Um terceiro método é a leitura regular, que permite que o aluno entre em contato com diferentes tipos de texto, gêneros, estilos, e níveis de dificuldade, e que amplie seu repertório lexical e cultural. O aluno pode escolher textos que sejam do seu interesse, como livros, revistas, jornais, blogs, etc., e que sejam adequados ao seu nível de proficiência, evitando textos muito fáceis ou muito difíceis. 

Com o PGS, os alunos aprendem o vocabulário de forma contextualizada e significativa, por meio de temas e projetos que se relacionam com o seu cotidiano, seus interesses, e suas aspirações. O PGS também oferece aos alunos uma biblioteca virtual, que conta com uma variedade de títulos em inglês, que atendem a diferentes faixas etárias e níveis de proficiência

Exposição à Cultura 

Um aspecto que muitas vezes é negligenciado no ensino e aprendizagem de um idioma é a cultura, ou seja, o conjunto de valores, crenças, costumes, tradições, e manifestações artísticas que caracterizam um povo ou uma nação.  

A cultura está intimamente ligada ao idioma, e influencia a forma como as pessoas se comunicam, se comportam, e se relacionam. 

Por isso, é importante que o aluno se exponha à cultura associada ao idioma que está aprendendo, pois isso vai ajudá-lo a entender melhor o contexto, o significado, e a intenção das mensagens, além de enriquecer seu conhecimento e sua visão de mundo. 

Uma forma de se expor à cultura é por meio da imersão em filmes, músicas, livros, e outras formas de expressão cultural, que retratam aspectos históricos, sociais, políticos, e econômicos de diferentes países e culturas.  

O aluno pode escolher filmes e músicas que sejam do seu gosto, e que tenham legendas ou letras em inglês, para facilitar a compreensão. O aluno também pode escolher livros que sejam adequados ao seu nível de proficiência, e que abordem temas que lhe interessem. 

Outra forma de se expor à cultura é por meio da participação em eventos, festivais, feiras, e outras atividades culturais, que celebrem e divulguem a diversidade e a riqueza cultural de diferentes povos e nações. Essas atividades permitem que o aluno conheça e aprecie diferentes aspectos da cultura, como a gastronomia, a arte, a música, a dança, etc. 

O PGS também promove e incentiva os alunos a participarem de eventos e atividades culturais, que valorizam e respeitam a diversidade e a pluralidade cultural, e que contribuem para a formação de cidadãos globais e conscientes. 

Persistência e Paciência 

Por fim, uma dica que vale para qualquer processo de aprendizagem é a persistência e a paciência, ou seja, a capacidade de persistir diante dos desafios e obstáculos, e de ter paciência consigo mesmo e com o seu ritmo de aprendizagem.  

A fluência em um idioma não se adquire da noite para o dia, mas sim ao longo de um percurso que envolve dedicação, esforço, e comprometimento. 

Por isso, é importante que o aluno não desista diante das dificuldades, mas que as encare como oportunidades de aprendizagem e crescimento. É importante também que o aluno reconheça e celebre as suas conquistas, por menores que sejam, e que se mantenha motivado e confiante em relação ao seu potencial. 

O PGS reconhece e valoriza o esforço e o desempenho dos alunos, que recebem certificados internacionais de proficiência em inglês, que atestam a sua fluência e a sua competência no idioma. 

Conclusão 

Neste artigo, apresentamos algumas dicas práticas para cultivar a fluência em ambientes bilíngues, que podem ser aplicadas tanto por alunos quanto por professores.  

Essas dicas envolvem a imersão linguística, a prática regular, a conversação ativa, a ampliação do vocabulário, a exposição à cultura, e a persistência e a paciência. 

Esperamos que essas dicas sejam úteis e inspiradoras para você, que deseja desenvolver a sua fluência em inglês e se preparar para o futuro.  

Se você quer saber mais sobre o PGS e como ele pode transformar a educação bilíngue na sua escola, visite o nosso site ou siga-nos nas redes sociais. Estamos à disposição para tirar as suas dúvidas e atender as suas necessidades.  

Até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *